quarta-feira, 24 de outubro de 2012

O que são vasos de pressão?


Vaso de pressão são equipamentos que contém fluídos sob pressão.São usados para armazenar  ar comprimido e gases perigosos, tais como amônia, gás sulfídrico, hidrogênio entre outros.


Eles estão presentes em nosso dia a dia em várias atividades, como em postos de gasolina, consultórios dentário e no setor petroquímico. Uma petroquímica pode chegar até 2 mil vasos de pressão.




Veja mais no: http://ruyalexandre.zzl.org/arquivos/eng4vasos.pdf

Veja o que é gás sulfídrico.https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=7032335681418742835#editor/target=post;postID=8358301316474205738

Gás sulfídrico o que é?

A decomposição de material orgânico provocada por ação bacteriana dá origem a um gás com cheiro de ovo podre: o gás Sulfídrico (H2S), também chamado de Sulfeto de Hidrogênio. Os efeitos desse gás em nosso organismo são perigosos, ele afeta as mucosas respiratória e ocular provocando fortes irritações e compromete a saúde do indivíduo que tem contato com o gás. O gás sulfídrico só é formado na ausência de oxigênio, e pode ser encontrado em rios poluídos, estação de tratamento de esgoto, é resultante de processos de biodegradação. 

Um teste bem prático pode ser aplicado com o intuito de detectar os níveis de gás Sulfídrico em um determinado ambiente poluído. A Ong Consciec Ambiental formulou um Kit composto por papel filtro e solução aquosa de acetato de chumbo. O teste é bem simples: é só mergulhar o papel filtro na solução de acetato de chumbo, de forma que fique bem umedecido. Expor este papel nas proximidades da região a ser analisada: se o papel tiver mudado da cor branca para uma cor escura (preta), pode-se dizer que o ambiente analisado está poluído por gás Sulfídrico. 

Esse mesmo teste foi aplicado no Rio Tietê em São Paulo, e em apenas uma noite foi comprovado o alto teor de gás Sulfídrico, devido a coloração do papel ter passado de branca para preta, ou seja, o Rio Tietê prolifera gás Sulfídrico em grande quantidade. 

A reação química presente no teste é a seguinte: 

Pb (H3CCOO)2 (aq) + H2S (g) → PbS + 2 H3CCOOH (aq) 
Observe a formação de Sulfeto de Chumbo na reação, a formação desse sal insolúvel é responsável pela mudança de cor no papel. 

O gás Sulfídrico é útil nos laboratórios de química, é usado principalmente para identificar vários íons metálicos, como o chumbo (Pb2+), por exemplo. 

Por Líria Alves De Souza

O Rio Tietê exala gás Sulfídrico.


Caldeiras


Caldeira IndustrialCaldeira Industrial

Funcionamento da caldeira industrial: Em termos simples, uma caldeira industrial é um enorme tanque fechado onde o líquido é aquecido, formando um fluido vaporizado que serve em vários processos ou aplicações de aquecimento. O vaso de pressão em uma caldeira é normalmente feito de aço ou ferro fundido. O aço inoxidável não é indicado para uso em caldeiras mais modernas, mas é comumente usado em seções de superaquecedores que não serão expostos ao líquido da caldeira.

Para lidar com o vapor quente que sai das caldeiras industriais, o cobre ou o latão podem ser aproveitados em caldeiras de menor porte incluindo na manutenção de caldeiras. Historicamente, o cobre era usado frequentemente em fornalhas (particularmente em locomotivas a vapor), por sua melhor conformabilidade e elevada condutividade térmica, no entanto, o alto preço do cobre fez com que muitas empresas substituíssem o metal por outros mais baratos, como o aço, por exemplo.

A fonte de calor para uma caldeira é a combustão de qualquer um dos vários combustíveis , como madeira, carvão, petróleo ou gás natural. As caldeiras de vapor elétricas usam resistência ou outros tipos de elementos de aquecimento.

A fissão nuclear também é utilizada como fonte de calor para geração de vapor. Cabe ressaltar que os geradores de vapor de recuperação de calor (HRSGs) utilizam o calor rejeitado por outros processos, tais como turbinas a gás.

A maioria dos modelos de caldeiras industriais produz vapor para ser usado em temperatura de saturação, isto é, o vapor saturado. As caldeiras de vapor superaquecido vaporizam a água e o próprio calor do vapor em um dispositivo superaquecedor. Isso fornece vapor em uma temperatura muito mais elevada, mas pode diminuir a eficiência térmica global da planta de geração de vapor, porque a temperatura mais elevada do vapor exige uma temperatura de exaustão maior do gás de combustão.

Fonte: http://www.caldeiraindustrial.com.br/

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Links de Orgãos e Instituições


AGÊNCIA NACIONAL DO PETRÓLEO, GÁS NATURAL E BIOCOMBUSTÍVEL - É uma autarquia   federal, vinculado ao Ministério de Minas e Energia. É responsável pela execução da política nacional e reguladora das indústrias energéticas que integram o petróleo, gás natural e biocombustível. Saiba mais aqui aqui!
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ISTITUTO BRASILEIRO DE PETRÓLEO, GÁS E BIOCOMBUSTÍVEL - É uma organização privada de fins não econômicos, fundado em 21 de novembro de 1957, que conta hoje com mais de 200 empresas associadas, e tem como foco a promoção do desenvolvimento do setor nacional de petróleo, gás e biocombustíveis, visando uma indústria competitiva, sustentável, ética e socialmente responsável. Leia mais !  







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INSTITUTO PANAMERICANO DE INGENERIA NAVAL – O IPIN ou IPEN de
stina-se a promover o desenvolvimento da engenharia naval e dos transportes  por água nas Américas. Isto se materializa através de um congresso bienal de engenharia naval e portuária e de transportes por água, realizado em algum país do continente americano, realização de eventos técnicos nos países- membros e divulgação por qualquer meio de assuntos técnicos na área naval-marítima. Aqui e aqui tem mais!
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PETRÓLEO BRASILEIRO SA - É uma sociedade anônima de capital aberto, cujo acionista majoritário é o Governo do Brasil, e atuamos como uma empresa de energia nos seguintes setores: exploração e produção, refino,comercialização e transporte de óleo e gás natural, petroquímica, distribuição de derivados, energia elétrica, biocombustíveis e outras fontes renováveis de energia. Veja mais !
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SOCIEDADE BRASILEIRA DE ENGENHARIA NAVAL - É uma sociedade civil sem fins lucrativos que foi declarada de Utilidade Pública Federal pelo Decreto nº 97.589/89. Foi fundada em 15 de março de 1962, com o objetivo de congregar engenheiros, técnicos e outros profissionais que atuam em diversas áreas marítimas. Desde a sua fundação, a SOBENA vem promovendo o desenvolvimento tecnológico em suas áreas de interesse, através de diversos meios tais como conferências, seminários, palestras e debates.Leia mais !
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SINDICATO NACIONAL DA INSDUSTRIA DA CONSTRUÇÃO NAVAL E OFFSHORE - É a instituição que representa os estaleiros brasileiros instalados em diversas regiões do país. A missão é defender os interesses das indústrias deste setor e participar de grupos de estudos em órgãos governamentais e instituições de ensino e pesquisa. Mais aqui !
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CONSELHO NACIONAL DE PRATICAGEM - É uma associação profissional, sem fins lucrativos, que congrega os Práticos brasileiros, tendo por finalidade representá-los junto a todas as Autoridades Governamentais e entidades representativas de setores do meio marítimo nas questões ligadas às praticagens.Mais aqui!
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ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE CORROSÃO – Com  objetivo estatutário de congregar profissionais de alto nível que estejam diretamente voltados para o conhecimento e solução dos problemas de corrosão, assim como promover intercâmbio com entidades nacionais e internacionais. A ABRACO promove diversos cursos, seminários e congressos, envolvendo empresas privadas e estatais, universidades, centros de pesquisas e consultores dedicados a corrosão e sua prevenção. Leia mais!
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ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS – É uma sociedade brasileira de conhecimento sistematizado, por meio de documentos normativos, que permita a produção, a comercialização e uso de bens e serviços de forma competitiva e sustentável nos mercados interno e externo, contribuindo para o desenvolvimento científico e tecnológico, proteção do meio ambiente e defesa do consumidor. Saiba mais aqui!
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 REGISTRO BRASILEIRO NAVAL E  AERONAVES: O RBNA é uma organização  independente para gerenciamento de riscos e soluções de negócios com o foco em qualidade, segurança e meio-ambiente.  Nossa missão é colaborar   com a performance dos nossos clientes sem por em risco o homem e o meio. Leia mais!        













Construção de navio sonda deve gerar vagas no Rio Grande






Com capacidade para perfurar poços de petróleo de até 10 mil metros de profundidade na camada do pré-sal, os três primeiros navios-sonda que serão construídos no Polo Naval de Rio Grande a partir do próximo ano também farão jorrar ofertas de empregos na região. O contrato de US$ 2,36 bilhões obtido pela Ecovix, que prevê a entrega das embarcações até julho de 2017, necessitará 2,5 mil trabalhadores, estima o Presidente da empresa, Gerson de Mello Almada.
A companhia, também contratada pela Petrobras para construir oito cascos de plataformas em Rio Grande, já conta com 3,5 mil funcionários na cidade. Como apenas iniciou a produção da primeira estrutura (30% do casco da P-66), Almada projeta a necessidade de incorporar outras mil pessoas apenas para cumprir a entrega para a estatal, aumentando ainda mais a busca por mão de obra na região.
– Nos próximos dois anos, dobraremos a capacidade e chegaremos a 7 mil pessoas. Mão de obra é sempre um problema. O grande atrativo é esse projeto de longo prazo para pessoas que queiram ficar focadas neste setor. Mas terá de vir gente de fora (do Estado) – diz Almada, que desde o resultado da licitação dos navios-sonda anunciado mês passado pela Petrobras ainda não tinha detalhado o projeto de construção das três embarcações.
Suprir a necessidade de recursos humanos qualificados para toda a demanda dos polos navais de Rio Grande e agora do Jacuí será um desafio, admite o Diretor regional do Senai, José Zortéa. A expectativa é que, nos próximos cinco anos, o setor no Estado precise de pelo menos mais 10 mil trabalhadores. O gargalo, assegura Zortéa, não é a oferta de vagas nas escolas técnicas, mas a dificuldade de conseguir pessoas que preencham os requisitos básicos para aproveitar as oportunidades.

Exploração de camada pré-sal pode colocar Brasil entre as 10 maiores reservas de petróleo do mundo



RIO - O presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, estima que o Brasil pode dar um salto no ranking dos países com as maiores reservas de óleo e gás no mundo caso se confirmem as estimativas preliminares sobre acumulações na camada de pré-sal no litoral brasileiro. De acordo com o executivo, o país, que atualmente ocupa o 24o. lugar entre as maiores reservas de óleo e gás no mundo, poderia passar para o oitavo ou nono lugar, posições hoje ocupadas por Venezuela e Nigéria, respectivamente. Em termos de incremento das reservas, o salto representaria um crescimento dos atuais 14,4 bilhões de barris de óleo equivalente para algo entre 70 bilhões e 107 bilhões de barris de óleo equivalente.   (leia mais)

Selo do Pré-Sal


A PETROBRAS faz homenagem ao Pré-Sal com  selo personalizado com a  plataforma P-034, navio sonda que tem o nome  do ex-presidente Juscelino Kubitschek .Foi lançado no estado do Espírito Santo. junto com  carimbo comemorativo alusivo ao evento.
http://antiguidadecolecoeseartes.blogspot.com.br/2008_11_01_archive.html